Minha experiência trazendo a Lady para Portugal

Olá pessoal, tudo bem?!

Eu já escrevi um post para ajudar quem está planejando trazer um amigo de quatro patas para a Europa, mas agora eu gostaria de compartilhar com vocês, como foi o meu processo.

WhatsApp Image 2018-11-24 at 12.31.41
Uma das fotos que o André me mandou quando ela estava no aeroporto de Guarulhos.

Optamos por trazê-la assim que já estivéssemos instalado, pois ao contrário do que nós pensávamos, alugar um imóvel é bem mais complicado, imagine que você é novo no país, não conhece ninguém (ou quase ninguém), não tem nenhum histórico seu no país… alguma dúvida que este processo seria complicado?! Assim que nós arrumamos um local para ficarmos, começamos a pensar em tudo para que ela finalmente viesse.

A Lady embarcou no dia 26 de setembro, e chegou aqui no dia 27. E o processo foi tao desgastante para mim que, só estou conseguindo escrever agora, quase dois meses depois. O processo é emocionalmente desgastante, principalmente se você e o seu bichinho forem tao ligados quanto nós somos. Ficamos por volta de 50 dias afastados, e estava sendo difícil demais, e ela também estava sentindo demais a nossa falta, todo carro que parava em frente de casa, ela já corria para a garagem ver se era a gente… quando minha mãe contava isso o meu coração apertava.

Eu estava sentindo muita falta dela, mas ao mesmo tempo estava tao assustada com a ideia dela voar sozinha como carga viva… por mais que eu tenha pesquisado muito sobre a empresa que escolhi, e ter enviado mensagens para muitas pessoas que contrataram os serviços para ter um feedback, e mesmo todos eles terem sido positivos, eu ainda estava com medo. Medo pela viagem, por ela não entender o que estava acontecendo, dela ficar assustada durante o voo, do avião cair… enfim, muitas coisas passam pela nossa cabeça. Mas na realidade foi mais tranquilo do que eu imaginava. O André, da Point Cargo (vou deixar aqui o link para a página do Facebook deles), foi incrível… ele buscou a Lady lá na casa da minha mãe, e ficou me atualizando a todo momento, me mandou muitas fotos da Lady… foi incrível! Inclusive, tive alguns contratempos com a clínica veterinária e o laboratório Tecsa, pois eles deveriam ter me entregue o resultado da sorologia original (que vem pelo correio para a clínica) e eles me entregaram apenas o que chega por e-mail, o que foi a maior confusão, mas o André, a clínica, o laboratório e o meu irmão fizeram a maior correria e no fim deu tudo certo (quase não deu), então fiquem atentos neste detalhe pessoal, o exame de sorologia deve ser o original, em papel timbrado.

O embarque da Lady

Ela saiu de casa bem cedo, por volta das 7h30, pois morávamos no interior de São Paulo, aproximadamente 1h do aeroporto de Guarulhos. E ainda haviam vários trâmites para resolver no aeroporto… o André cuidou de toda essa parte, e sempre mandando vídeos e fotos dela, e também me atualizando sobre o status do embarque dela. Por volta das 16h já estava tudo liberado, e ela só estava aguardando o embarque.

WhatsApp Image 2018-12-03 at 11.57.55
Lady estava um pouco desconfiada na hora do embarque!

Escolhemos a Lufthansa para o voo da Lady, pois era a companhia mais recomendada, por ser referência no cuidado de transporte de carga viva. O voo dela sairia as 18h15 e chegaria às 10h45 em Frankfurt, e depois sairia as 20h de Frankfurt e chegaria às 22h em Lisboa (eu não escolhi estes horários, mas vi que todo voo de carga viva era neste horário, e acredito ser devido ao clima estar mais fresco neste horário, já que estávamos no verão, e as temperaturas estavam altíssimas). Eu não conseguia ficar tranquila pensando nela voando sozinha, é claro que eu fiquei a madrugada inteira acompanhando o voo dela pela internet, vou até mostrar aqui os “prints” que tirei enquanto acompanhava.

Quando ela chegou em Lisboa foi um pouco burocrático, pois fomos ao local indicado, mas como já era tarde, nós teríamos que pegar todos os documentos lá, e voltarmos até o aeroporto para apresentar os documentos dela na alfândega, e aí sim retornar até o terminal de carga para pega-la… neste momento a única coisa que eu queria era ver se ela estava bem, mas temos que fazer tudo da forma correta, não é mesmo?! Assim que entregamos o documento um rapaz já pediu para irem buscá-la, e nós pediu para aguardar em frente à doca.

Fiquei chocada, mas dona Lady estava bem plena dentro da caixa dela, me olhou com a maior cara de paisagem do mundo, super tranquila. Lógico que quando ela olhou e se deu conta de que éramos nós, ela deu um show… chorou, arranhou a caixa, colocava o focinho pra fora pelos buraquinhos… ela estava com muita saudade, e nós também!

Então é isso gente, escrevi para mostrar para quem vai despachar o animal com carga viva, que não é aquele pesadelo horrível que todo mundo pinta… se você escolher bem a empresa que vai fazer o despacho (precisa ser despachante aduaneiro, não pode ser qualquer pessoa para despachar o seu bichinho), como eu escolhi, escolher uma companhia aérea que seja responsável e cuidadosa com os animais, como a Lufthansa é, e claro levar em consideração o seu animal, aspectos comportamentais, físicos e de saúde são importantíssimos para que ele faça uma boa viagem… a Lady fez todos os exames necessários com a veterinária que a acompanha, para checar se estava apta para voar, e ela também é bem tranquila… ela sempre viajou com a gente de carro, dentro da bolsa de transporte, não se assusta com barulho. Todos estes aspectos devem ser levados em conta na hora de decidir qual meio irá transportar o seu cachorro/gato.

WhatsApp Image 2018-11-24 at 12.31.41 (1)
Quando fomos buscá-la, estava nessa tranquilidade!

Ah, e mais uma dica… compre a caixa de transporte, ou até mesmo a bolsa (caso opte pela cabine) com algum tempo de antecedência, para que o bichinho vá se acostumando… isso irá ajudar muito. Eu comprei a caixa da Lady meses antes, e ela até dormia dentro da caixa, e dorme até hoje.

Então é isso pessoal, está aqui a minha experiência, qualquer dúvida podem deixar nos comentários.

 

Beijos ;*

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s